O governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) esteve em Santa Maria, na tarde desta terça-feira (27), para participar da assinatura de dois contratos que vão beneficiar a população santa-mariense. O primeiro deles ocorreu por volta das 14h, na rótula da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM,) na Faixa Nova de Camobi, junto do Corpo de Bombeiros Militar. No local ocorreu a assinatura do contrato e da ordem de serviço para a elaboração do projeto de duplicação da RSC-287, a Faixa Nova. Serão 9 km duplicados e, a partir de agora, a empresa Emgemin, vencedora da licitação, terá 12 meses para finalizar o projeto que tem orçamento R$ 1,5 milhão.
No ato o governador ressaltou a importância que a via tem não somente para Santa Maria, mas para o Estado.– Sem dúvida alguma é um gargalo da mobilidade urbana da região, e a representatividade que a cidade tem por estar no centro do nosso Estado. É um passo concreto que estamos dando – avaliou.
O governador ainda disse que uma ciclovia deve constar no projeto, o que vai trazer segurança para aqueles que utilizam a RSC-287, uma vez que a rodovia é muito movimentada e assim, vai reduz a acidentalidade.
Compareceram também à assinatura o prefeito em exercício Rodrigo Décimo (PSDB), o prefeito licenciado Jorge Pozzobom (PSDB), o secretário estadual de Logística e Transportes, Luiz Gustavo de Souza, o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino, o responsável Engemin, Flávio José Vitello, além de vereadores e demais autoridades de órgãos de segurança.
Decimo comentou estar confiante com o compromisso firmado na tarde desta terça e que a duplicação vai contemplar o que a concessão com a Rota de Santa Maria não atenderia– Era uma demanda que tínhamos e havia ficado esta parte para trás. Tão logo os projetos estejam prontos vamos poder avançar – afirmou o prefeito em exercício.
Leia também:
Licitação para construção da nova perimetral tem nova promessa de dataDeni Zolin: as últimas novidades do boom de Camobi
Iluminação pública
O restante da agenda do governador na cidade ainda contou com a assinatura de contrato com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), para a troca de 27 mil pontos de luz na área urbana e rural de Santa Maria.
O acordo será uma parceria público-privada no qual o BRDE ficará responsável pela documentação que fará parte da licitação, e conforme a prefeitura, este material deve ser entregue até o primeiro semestre do ano que vem. O processo deve também passar pela Câmara de Vereadores e audiência pública.
Segundo Ranolfo, a mudança nos pontos de iluminação, que passarão a ser de LED, deste modo, além de trazer mais segurança a população, vai gerar economia aos cofres públicos:– A boa iluminação inibe a prática criminosa, então uma luz moderna, que clareia mais, tem reflexo nesse sentido. Outro aspecto representa a maior durabilidade dessas lâmpadas e a redução do consumo.
Leia todas as notícias